05/11/2007

Exit


Fico enferrujado e sem vontade de escrever quando passo muitos e muitos dias sem postar. Felizmente o disco novo do Shugo Tokumaru veio pra acabar com esse desânimo. Como sempre digo, os japoneses têm “o dom”. Nos videogames, no design, na comida... enfim, quando querem fazer algo direito eles simplesmente fazem. Na música não é diferente.

Exit é um disco essencialmente pop. As melodias parecem simples e, de fato, o são, mas também têm elementos tortos e um tanto quanto incomuns. Não dá pra negar também a influência dos Beatles, visível – ou audível – em algumas faixas. O melhor de tudo é que a ótica japonesa de fazer música é sempre mais interessante, pelo menos pra mim. Eles sempre soam muito honestos em tudo o que fazem.

Uma das poucas informações que sei sobre Shugo Tokumaru é que ele sabe tocar mais de 100 instrumentos. E mesmo com toda essa sabedoria, quando ouço Exit noto que ele é um sujeito contido, que sabe muito bem o que usar e quando usar. Outro ponto positivo (pelo menos pra mim e pra alguma meia dúzia de nerds por aí) é que, em diversos momentos, suas músicas me lembraram a trilha sonora do jogo de PlayStation 2 Katamari Damacy, que postei aqui no Natal do ano passado. Talvez seja exagero ou só uma dor de cabeça passageira, mas há tempos eu não ouvia algo tão bom quanto Exit.