08/11/2007

Bodies of Water

Hoje eu vou falar de um dos discos mais interessantes de 2007. Embora ele já tenha sido postado essa semana no blog do Maurício, preciso escrever algumas palavras sobre Ears Will Pop & Eyes Will Blink. O Bodies of Water é um quarteto norte-americano que faz um som meio... bom, eu tentei pensar em algo pra colocar aqui, mas não consigo descrever o som deles sem soar demasiadamente injusto. Dizem que parece o Arcade Fire, e talvez até tenha algo a ver, mas o Bodies of Water tem melodias muito mais quebradas que os canadenses. A comparação seria, então, injusta.

No meu caso, consigo enxergar algo de Half-Handed Cloud nas canções da banda. Por acaso – e só por acaso – ambos fazem parte daquele grupo de indies cristãos que existe por aí. Mas novamente eu seria injusto, uma vez que a complexidade das músicas de Ears Will Pop & Eyes Will Blink supera as composições simples e lo-fi do Half-Handed Cloud. De qualquer maneira, essa banda é certamente uma das surpresas pra lá de agradáveis em 2007.

Os vocais são uma das coisas que mais impressionam logo de cara. Afinadas até o talo, as vozes – femininas e masculinas – sobem até o último grau do agudo e, no mesmo segundo, descem de novo para o grave sem qualquer dificuldade (colocar aqui a comparação com o The Mamas & The Papas). Como um verdadeiro coro de igreja deveria ser. Digo mais: se cada cristão fizesse uma banda como o Bodies of Water (ou como o Danielson, Half-Handed Cloud e Sufjan Stevens), provavelmente hoje em dia o mundo seria um lugar bem melhor.

Mas chega de baboseira. Enrolei bastante para que você fique de saco cheio e baixe logo o álbum. Inspiração e sinceridade são características raras no dias de hoje, e posso afirmar que Ears Will Pop & Eyes Will Blink pode oferecer ambas de sobra para seus dias de tédio movidos a café.