06/03/2007


Wilco - Sky Blue Sky

E aí, já comprou seu ingresso pro Evens em São Paulo? Eu já, não perco um show do Ian MacKaye por nada desse mundo. Mudando de assunto, hoje cedo entrei no ônibus, estava lotando e fervendo. Como não havia lugar pra sentar decidi fechar meus olhos enquanto me segurava para não cair. De olhos fechados, coloquei o disco novo do Wilco pra tocar mais uma vez e deixei que aquelas 12 músicas curassem meu torcicolo e me despertassem o suficiente para que meu dia fosse agradável.

Por mais que se trate de uma de minhas bandas preferidas, quando o assunto é Wilco não sei nem por onde começar. Até o momento, toda a discografia deles é perfeita. Ontem comentava com o Pedro que o Jeff Tweedy é como um pai para nossa geração. Afinal de contas, podemos depositar toda nossa confiança nele de olhos fechados. E o Wilco, bom, o Wilco nunca decepciona.

Sky Blue Sky tem uma forte pegada soul. Em diversos aspectos, é um álbum bem mais calmo que A Ghost Is Born (pra mim o disco mais tenso da banda). Não há tantas guitarras fortes mas, quando elas entram, pode se preparar para os solos mais bonitos que você já ouviu. A voz de Jeff, nem preciso dizer, é uma das mais lindas de todos os tempos e sem igual, como a de Johnny Cash, Bob Dylan e assim por diante.

Isso tudo, porém, não passa de baboseira. Conversa fiada. Você nem precisa ler isso pra saber que se trata de um disco fudido, um dos melhores de 2007. Deve faltar um coração em sujeitos que não conseguem achar beleza nas músicas do Wilco. Então você já sabe o que fazer pra deixar seu céu mais azul nessa terça-feira quente.