09/10/2007

Poppies, poppies

Of Montreal
Coquelicot Asleep in the Poppies: A Variety of Whimsical Verse (2001)

Lançado em 2001, Coquelicot Asleep in the Poppies: A Variety of Whimsical Verse é uma obra complexa para a maioria dos ouvidos. As informações são muitas e levam algum tempo para serem digeridas e as influências vêm claramente do pop psicodélico dos anos 60. Adicione a isso o lado twee que mora no fundo do cérebro – ou no coração – de Kevin Barnes e sua vontade incontrolável de contar um monte de histórias e pronto, temos uma maravilhosa ópera-rock com uma hora e dez minutos de genialidade a serem descobertas a cada nova audição.

Não se deixe levar pelos novos álbuns do Of Montreal. Coquelicot Asleep in the Poppies é bem diferente do que a banda faz hoje. Apesar de gostar muito do Hissing Fauna, Are You the Destroyer? (o Sunlandic Twins eu considero um disco fraco em diversos aspectos), tenho muita saudade dessa fase, que considero o auge do grupo (Gay Parade, o disco anterior, é meu preferido).

Ouvir Coquelicot me leva a um mundo muito estranho. É um álbum que poderia facilmente ser trilha sonora de um desenho animado com milhares de cores e coisas acontecendo, daqueles que ninguém entende nada, embora faça todo o sentido.

As melodias complexas, construídas por dezenas de instrumentos e várias camadas de voz, trazem imagens à cabeça a todo o momento. A beleza do álbum está justamente em sua ambiguididade: simples em sua essência e carregando um lado infantil muito forte, Coquelicot é também denso e complicado.

Algumas faixas saltam aos ouvidos nas primeiras audições, como “Good Morning Mr. Edminton”, “Peacock Pasarols” e “A Dreamy Day of Dreaming of You”. Minha recomendação, entretanto, é a de que a obra deve ser apreciada na íntegra sempre, de preferência com fone de ouvido.