04/09/2007

Eu tenho um pouco de raiva de quem gosta de imitar todo mundo. Isso implica que tenho raiva de quase todo mundo. Porque todo mundo costuma imitar todo mundo. O Devendra Banhart imita todo mundo: Caetano Veloso, Marc Bolan (antes de virar GLAM) e o diabo a quatro. É só ouvir um álbum chamado Unicorn, do Tyrannosaurus Rex pra ver a raiva surgir. Não me leve a mal, ele é muito bom nessa arte. Gosto dos discos anteriores e nem quero me esforçar pra pensar qual deles é meu favorito. Ponto final, parágrafo novo.

Smokey Rolls Down Thunder Canyon é o quinto disco do americano com raízes venezuelanas (é isso?) e é bem bonito do início ao fim. Tem sambinhas, alguma coisa tropicalista e até mesmo alguns momentos “prog-anos-70” com guitarras perfeitamente timbradas. “Rosa” traz a voz e a guitarra de Rodrigo Amarante (Los Hermanos), que também participou de outras músicas do disco, se me permite não pesquisar essa informação mais a fundo e colocá-la aqui assim mesmo. Também fiquei sabendo que Pete Newsom (irmão da Joanna Newsom) tocou piano, teclados e cantou nesse novo trabalho.

De qualquer forma, é realmente impressionante o caminho traçado pelo Devendra até o momento. Ou não. Sei lá. Mas o novo álbum é bom, de verdade. É isso o que importa no fim das contas, certo? Imite seus ídolos, faça bons discos? Faça boas capas, desenvolva boas canções? Exagere na maquiagem, faça um show médio no Tim? Deixe a barba crescer, ganhe elogios do Caetano Veloso? A lista de perguntas é interminável.




Devendra Banhart
Smokey Rolls Down Thunder Canyon