Danielson: a Family movie {or, Make a Joyful Noise HERE} (2006)
Daniel Smith é um sujeito genial. Católico fervoroso, ele lançou Ships, um dos melhores discos do ano passado, sob a alcunha de Danielson. Pra esse álbum ele reuniu todos que um dia trabalharam com ele de alguma forma: sua família, que o acompanharam em praticamente todos os seus discos anteriores; Sufjan Stevens, que também foi integrante do Danielson Famile antes do sucesso solo e durante seus primeiros trabalhos; e mais um monte de gente legal, como o Deerhoof.
No fim de semana assisti ao documentário Danielson: a Family movie {or, Make a Joyful Noise HERE}, que conta a história do músico desde os tempos de escola – quando a banda era apenas um passatempo entre irmãos (sendo Daniel o mais velho) – até o lançamento de Ships, indiscutivelmente sua obra-prima.
Recomendo a película a todos aqueles que conhecem ou não Daniel, não importa. O filme é simples – grande parte das imagens foi feita com uma miniDV / DV. Mas a história por trás desse rapaz esquisito e genial e o fato de suas músicas sobre Deus e a religião católica agradarem todo tipo de gente (como Steve Albini, que não é nem um pouco religioso) são fatores muito bem-vindos para qualquer um que tenha interesse por música ou que simplesmente goste de uma boa história.
O que mais impressiona é a delicadeza de Daniel com sua família e com os instrumentos, o cuidado com todas as artes relacionadas ao grupo (feitas pelo próprio músico) e a qualidade das composições – que, aliás, soam como pouquíssimas coisas que existem por aí (ou alguém consegue mapear de onde vem as influências deles?). Tudo isso somado à simplicidade da história em si e a forma como é contada, fazendo de Danielson: a Family movie um grande documentário.
24/04/2007
Postado por Six às 6:18 PM
Assinar:
Comment Feed (RSS)
|