12/03/2007



Vídeo: Wilco - Walken (Ao vivo no Lollapalooza em 2006)

Estou com preguiça de subir um disco hoje. Na verdade não vou conseguir colocar o que queria aqui, então vou discursar sobre o Wilco. Em primeiro lugar, peço que por favor assistam a esse vídeo. Fim de 2006, Wilco ao vivo no Lollapalooza a céu aberto, em plena luz do sol. A banda tocando "Walken", de seu novo álbum, Sky Blue Sky. Reparem na vestimenta do Jeff Tweedy, não que isso importe muito. Mas observe sua barba e cabelo desgrenhados. Seu paletó verde e camisa branca com bolinhas coloridas. Inveje sua maravilhosa guitarra. Estou enrolando pra dizer algo de útil, sei bem, mas fato é que essa música talvez seja minha preferida do novo disco até o momento.

Acho que Jeff andou ouvindo muito Paul McCartney. Em 1971, Paul lançou meu disco preferido de sua carreira: Ram, uma obra-prima maravilhosa repleta de lindas canções. Nesse álbum há uma faixa chamada "Heart of the Country". Apenas dois minutos e vinte e dois segundos de simplicidade country e pop. Posso estar viajando mas, se me permite dizer, "Walken" pode ser uma homenagem de Jeff a "Heart of the Country". Os solinhos, a paradinha pra ficar brincando com a guitarra, tudo remete ao mestre Paul nessa faixa. E isso é bom. Muito bom, aliás.

Às vezes é muito ruim ser uma banda genial como o Wilco. Lançar grandes obras sempre eleva a expectativa alheia. Mas o que poucos entendem é que o Wilco não precisa fazer mais nada. Não precisa lançar um disco com músicas ao contrário, nem que tenha características suficientes pra mudar o mundo. Porque eles já fizeram isso faz tempo. Não que eles não precisem ousar mais, mas eu questiono: por qual motivo o Wilco não pode simplesmente lançar um disco cheio de músicas bonitas? Sky Blue Sky é maravilhoso do início ao fim e, volto a repetir, é preciso ter um coração de pedra pra, no mínimo, não achar beleza em todas as suas faixas. Sem contar que estamos falando de uma das bandas mais impressionantes em cima do palco, e isso o vídeo acima não me deixa mentir.