18/08/2006


Sexta-feira fresca, o que não talvez não tenha muito a ver com a banda desse post. Bom, pra começar, 2006 é o ano de comemoração de 40 anos do Pet Sounds. Não tem muito o que dizer a respeito desse disco, é uma obra-prima suprema. Mas resolvi subir os dois álbuns que foram gravados logo em seguida do Pet Sounds, por alguns motivos. O primeiro deles é que a banda passava por uma fase conturbada, com o Brian Wilson ficando louco - por tentar superar os Beatles -, e por conta disso o Smile que não foi lançado na época, além do próprio Wilson querer mandar em tudo. Segundo, são meus discos preferidos depois do Pet Sounds.



Smiley Smile foi lançado em 67 e, embora muitos não gostem dele, considero uma das melhores coisas que o Beach Boys lançou. É quase uma opereta psicodélica, deixando de lado a veia pop da qual a banda abusou nos anos anteriores. As composições chegam a soar estranhas pra alguns, principalmente para os ouvidos acostumados com pérolas como "God Only Knows" e "Wouldn't It Be Nice". Apesar disso, o disco tem duas gemas pop, que são "Hellos and Villains" e "Good Vibrations". Smiley Smile sem dúvida é um dos grandes álbuns que influenciaram a geração de bandas da Elephant 6, por exemplo.



Wild Honey saiu no mesmo ano. É um álbum bem menos psicodélico que o Smiley Smile, puxando mais pro pop rock sessentista, em alguns momentos lembrando bastante algumas coisas solo do Paul McCartney. É bem mais ensolarado que o Smiley Smile e menos trabalhado que o Pet Sounds. Fica fácil perceber que a banda já tinha deixado de lado a obsessão de competir com os Beatles, e talvez por isso Wild Honey seja mais leve, solto e desencanado que os anteriores.